As principais tendências do marketing digital para 2017

As principais tendências do marketing digital para 2017

Pesquisas e muito planejamento vão ajudar a construir as estratégias das empresas para o próximo ano

É impossível antecipar o futuro, mas com base em pesquisas e muito planejamento é muito viável traçar diretrizes que vão ajudar a construir as principais estratégias de marketing das empresas para o próximo ano. Com a consolidação cada vez mais rápida do consumidor multiplataforma, o digital e o bom uso de dados devem estar contemplados nas diversas etapas do plano.

“Entender o comportamento e preferências dos consumidores são passos fundamentais para ações bem-sucedidas. As tendências do ano que vem passarão muito pela forma de impactar esse usuário em todas as etapas de sua jornada de forma engajadora e relevante”, destaca Fernando Rosolem, gerente sênior da Serasa Experian Marketing Services.

Confira a seguir algumas tendências de marketing digital para 2017.

1. Consolidação do Data-Driven Marketing

O conceito é o conjunto de práticas, ações, estratégias e decisões relacionadas a marketing que usam como base os dados disponíveis sobre o consumidor. Segundo a pesquisa The Global Review of Data-Driven Marketing and Advertising, que inclui o Brasil, 82,3% dos profissionais entrevistados disseram que dados são importantes para suas iniciativas de marketing. E 93% acreditam que dados desempenharão um papel importante no futuro.

2. Marketing sustentável e responsável

Segundo o Trendwatching, a crise em alguns países da América Latina faz com que os consumidores fiquem cada vez mais criteriosos em relação às marcas e exigem que as empresas se posicionem para ajudar a combater as dificuldades. Sairá na frente os canais e landing pages que estimularem doações ao final da compra no e-commerce e a criação de campanhas publicitárias que defendam uma causa. Engajamento e atitude são palavras chave.

3. Retargeting de conteúdo

O conceito de retargeting, usado à exaustão pelo e-commerce para estimular o retorno de um cliente que abandonou a compra virtual no meio do caminho, continuará sendo uma tendência, mas começa agora a evoluir. A partir do mesmo princípio, essas ações ao invés de levarem o usuário de volta a uma página de compra, devem direciona-lo para melhores conteúdos de seu site visando reconquistar o lead.

4. Integração entre canais

O acesso via mobile para informações e compra deverá continuar crescendo. Assim, os diversos canais de contato devem estar cada vez mais integrados de modo a proporcionar uma experiência mais rica ao cliente. O usuário do site deve transitar facilmente entre a loja física e o APP da marca, passando pelas redes sociais sem problemas de comunicação de uma plataforma para outra.

fonte: serasaexperian

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